sábado, 8 de outubro de 2011

Rungrado May Day Stadium


Como você pode imaginar o maior estádio do mundo? Claro que podemos pesquisar e pronto ele está ai, porém você vai perceber que existiu outros maiores que o que vamos mostrar agora, porém na atualidade ele é o maior, localidade? Coreia do Norte!
Falo do Rungrado May Day Stadium, o maior estadio do mundo com sua capacidade de 150.000 mil lugares foi construído em 1989 e até hoje é literalmente o maior do mundo.
Não se tem muita utilidade para o mesmo, já que o país é fechado politica e economicamente, pelo que se sabe, é usado para partidas oficiais de futebol e "pequenos" eventos de atletismo e eventos culturais para o governo e as forças armadas.
O nome não foi por acaso, primeiramente o estádio foi construído na ilha de Rungra e foi completado no dia 1º de Maio ou seja May Day em homenagem ao dia do trabalhador. Seu formato é de uma magnólia planta tipica da Coreia do Norte.
Não tenho muitas informações do mesmo, mas realmente um evento esportivo nele seria algo impressionante, a preservação da estrutura no mesmo é também de se impressionar já que é um estádio antigo e sempre é reformado sem perder a capacidade (como o Maracaná).

PERFIL
Nome: Rungrado May Day Stadium
Capacidade: 150.000 mil lugares
Ano de Construção: 1989
Grama Natural e Pista de atletismo
Localidade: Na capital em Pyeongyang
Possui 60 metros de altura com 16 arcos formando pétalas de uma Mongólia.




World Cup Qatar 2022 - Copa do Mundo de Futebol Catar 2022




Este post será agora exclusivo para a candidatura de Qatar para a Copa do Mundo de 2022 que foi um sucesso, mas antes iremos apresentar um perfil do país...

PERFIL
O Qatar ou Estado do Qatar é um pequeno estado árabe no Oriente Médio e seu governo é uma monarquia absoluta, apenas faz fronteira com a Arabia Saudita, Qatar apresenta grandes índices econômicos e enormes projetos sociais, ele é um país em desenvolvimento, porém possui uma infraestrutura de primeiro mundo e um dos países com menores impostos no planeta graças as gigantescas (falo sério) gigantescas reservas de petróleo e gás e apenas 11 mil km de território terrestre, economicamente o Qatar tem condições para a copa, a sua infraestrutura já se encontra em níveis aceitáveis, porém novos projetos estão em desenvolvimento para ampliar os serviços básicos, ou seja... o que está bom vai ficar melhor ainda. A população é também relativamente pequena, Podemos pegar apenas a cidade de São Paulo e considerar que sua população é maior que a do país inteiro, apenas 2 milhões de habitantes e 75% é estrangeiro principalmente da Índia e Paquistão.

EVENTOS ESPORTIVOS
O país já sediou dezenas de eventos regionais (Oriente Médio) Continentais (Asia) e Mundiais, os mais recentes foram os Jogos Asiáticos em 2006 em Doha e a Copa Asiática de Futebol nesse ano (2011) e Campeonato mundial de atletismo em pista coberta (Indoor World IAAF Championships) em 2010 e lança proposta da candidatura dos Jogos Olímpicos de 2020 e do Campeonato Mundial de Atletismo em 2017.



2022 World Cup
Além de Qatar outros países também lançaram suas candidaturas Austrália, EUA, Japão e Coreia, Indonésia (essa desistiu devido a problemas políticos) sendo que Qatar tinha poucas chances, na epoca Austrália era a mais cotada para sediar o evento, já que nunca ocorreu na Oceania, porém com casos de suborno, o pais perdeu força e Qatar e outros começaram a ganhar força para o evento, o impacto final foi a apresentação dos projetos dos estádios e das cidades (no caso podia ser apresentado quantos tinha para apresentar) sendo que Qatar apresentou 12 estádios sendo que 7 na capital e 5 nas províncias mais populosas. Isso poderia prejudicar, porém quando os 5 primeiros estádios de Qatar foram apresentados, a comunidade mundial começou a apoiar fortemente o projeto, nunca na historia dos eventos da FIFA foram apresentados estádios de grande nível, foi lançado um vídeo e imagens dos 5 primeiros estádios, todos com arquitetura cultural tanto do futebol quanto do país.


Depois, com o grande apoio mundial, Qatar terminou sua apresentação com os outros 6 novos estádios e o Khalifa International Stadium (Palco da cerimonia de abertura e encerramento, futebol e atletismo dos Jogos Asiáticos de 2006 e a final da Copa Asiática de 2011)

PROJETO
O magnifico, inovador e desafiador projeto de Qatar para 2022 foi algo completamente diferente, EUA apresentava uma proposta de reforma de qualquer estádio das 50 cidades capitais dos estados, Japão e Coreia além de apresentar os estádios palcos da Copa de 2002, mostraram projetos de outros estádios já prontos e pouquíssimos novos projetos. Austrália como nunca sediou o evento apresentou os melhores estádios e novos projetos, semelhante a Qatar, Austrália concentrou nas maiores cidades como Sydney e Melbourne.

Agora a lista dos 12 estádios do projeto Qatar 2022

Não se encontra informações de redução do numero dos estádios para 10 locais (South Africa 2010) todos os 12 estádios serão modulares, após o evento suas capacidades serão reduzidas, e os palcos moveis serão doados para outros países com pouca infraestrutura esportiva (em torno de 145 mil lugares moveis) e todos os estádios apresentaram tecnologia de resfriamento da temperatura já que Qatar se localiza numa das regiões mais quente do planeta e a realização do evento no Inverno (Novembro a Março) o que não é costume na copa e varios países estão relutantes a respeito do calendário onde a tradição é sediar entre Junho a Agosto (problema semelhante para a candidatura de Doha para os Jogos Olímpicos de 2016, neste caso o COI considerou aceitar a proposta para todo o Oriente Médio e Doha lançou a candidatura para 2020)

Khalifa International Stadium

Construído em 1976 recebeu uma renovação e expansão para os Jogos Asiáticos de 2006 possui capacidade de 50.000 para futebol, antes possuía 20.000 lugares, sua estrutura foi completamente reformada e foram construídos aneis extras para aumentar sua capacidade e agora possui pista de atletismo, considerado como um dos estádios mais modernos do mundo já foi palco de varios amistosos e eliminatórias para varios eventos (inclusive Brasil) e será incluído o sistema de resfriamento para os futuros eventos.



Al-Shamal Stadium

Um dos 5 primeiros e novos projetos, o Al-Shamal possui seu desenho uma estrutura similar ao Dhow (Barcos de Pesca Tradicionais do Golfo Pérsico), sua proposta de conclusão séria em 2017, já que existe um estádio com capacidade menor no país e seu modulo superior será desmontado e doado para países em desenvolvimento, sua expectativa de capacidade é de 45.330 lugares e também recebera a tecnologia de resfriamento antes, durante e pós evento.



Al-Gharafa Stadium

Mais um dos 5 iniciais, seu vídeo-projeto mostra o projeto de retirada do modulo superior para redução da capacidade do estádio, seu desenho representa todos os países do mundo com faixas coloridas ao redor do mesmo, existe um estádio atual com capacidade de 21.000 mil lugares e será ampliado com a capacidade minima exigida da FIFA sua proposta 44.470 lugares.



Al-Rayyan Stadium

O mais tecnológico e complexo dos estádios o Al-Rayyan terá sua estrutura envolvida com uma imensa tela de projeções com informações, vídeo e muito mais, com 420 mil polegadas seria considerada não só a maior televisão do mundo (risos) como o maior projeto tecnológico do mundo, já existe um estádio com capacidade de 21 mil lugares e a proposta é ampliar para 44.470 lugares.



Al-Khor Stadium

Representando as conchas do Mar Persico, o Al-Khor Stadium foi um dos 5 primeiros projetos apresentados para 2022, não existe um estádio atual, e esse projeto terá um alto e tecnológico sistema de transporte adequado para o evento, sua capacidade é de 45.000 mil lugares.



Al-Wakrah Stadium

O plano é construir o estádio no novo Complexo Esportivo de Doha o Wakrah Complex Sport, sua estrutura lembra uma perola semi-transparente azulada que é o ícone da província de Al-Wakrah que é uma das cidades mais antigas da Qatar pela pesca. Hoje possui um estádio com capacidade de 22.000 mil lugares e a proposta é ampliar para 45.120 para a Copa e com redução para 25.000.



Sports City Stadium

Ao contrario dos tradicionais complexos multi-usos, o Sport City Stadium será um complexo interligado, inicialmente não foi revelado muitos detalhes do projeto, mas já foi apresentado que o mesmo contará com dezenas de facilidades em varias áreas como esporte, comercio, turismo e econômico. Seu projeto pode ser o mais caro de todos podendo chegar a 5 bilhões de dólares. Sua capacidade proposta é de 47.500



Qatar University Stadium

Projetado para o desenvolvimento do esporte universitário no país o estádio será um dos 12 palcos do evento,não se tem muitas informações dele, mas seu formato lembra a geometria árabe usava pelos povos antigos, sua capacidade será de 43.420 mil lugares.



Education City Stadium

"Brilhante de dia e luminoso de noite" o estádio sera construído entre os campus das universidades de Doha na Cidade Educacional de Doha, seu formato é de um diamante gigante, sua capacidade é de 43.500 lugares.



Doha Port Stadium

Como o seu nome já diz, se localizara no Porto de Doha, e sua estrutura será em homenagem as águas do Golfo Pérsico, nele sua tecnologia de resfriamento será em compartilha com a água do mar que além de esfriar vai criar um ambiente "aquático" no local, sua capacidade é de 45.000 mil lugares.



Umm Salal Stadium

Seu formato externo lembra os fortes, castelos e proteções dos antigos reinos no Golfo, terá capacidade de 45.125 mil lugares e após a copa será usado pelo Umm Salal FC. e será reduzido para 25.550 mil lugares.



Lusail Iconic Stadium

O maior de todos os estádios, o Lusail será palco da abertura e encerramento da Copa e será um dos maiores estádios do mundo, será construído na nova cidade planejada a Lusail City a 15 km de Doha, seu formado lembra um conjunto de Dhow no mar do Golfo e recebera a tecnologia de resfriamento com um amplo sistema de catalização de energia solar e será 100% auto-suficiente e 0% de poluentes, terá durante a copa uma capacidade de 86.250 e será reduzida para 20.000 mil a 25.000 lugares pós evento.
O teto é uma estrutura fina que além de armazenar a temperatura reduzida com a tecnologia, poderá ser retirada automaticamente para um jogo a céu aberto, forte suficiente para proteger de chuvas e ventos fortes  e sua proposta de custo é de 4 bilhões de dólares